sample
sample
sample
sample

Óleos essenciais

Fonte de Aromas

Os aromas fazem parte do nosso dia-a-dia, e sem que nos apercebamos, podem influenciar a nossa disposição. Confrontados com um aroma, as moléculas são rapidamente inaladas e transportadas diretamente para a zona límbica do cérebro, causando alterações químicas que afetam diversas regiões no corpo.

Os óleos essenciais são fonte de diversos aromas e têm sido utilizados ao longo da história devido as suas propriedades curativas, conservantes e purificadoras.

O que são os óleos essenciais? Os óleos essenciais são misturas complexas de substâncias voláteis, geralmente odoríferas e liquidas, que apresentam pouca solubilidade em água. A Farmacopeia Europeia (1) define os óleos essenciais como: produtos odoríferos, geralmente com uma composição complexa, obtidos a partir de matéria-prima vegetal botanicamente definida por destilação a vapor, destilação seca ou um processo mecânico adequado sem aquecimento.

Os óleos destinados à Aromaterapia devem reunir certos requisitos de qualidade de modo a garantir a sua ação terapêutica. Os óleos essenciais Pharmplant® são aptos para Aromaterapia porque reúnem os seguintes requisitos de qualidade:

  • São produzidos a partir de matéria-prima selecionada, 100 % BIO, certificada por entidades competentes e provenientes de produtores em Portugal.

  • Todos os óleos Pharmaplant® são submetidos a controlo de qualidade por cromatografia gasosa e espectrofotometria de massa (GC-MS). Esta análise permite aos nossos clientes conhecer a composição dos mesmos, e definir as suas aplicações.

  • São comercializados 100 % puros, sem aditivos químicos ou conservantes.

(1) European Pharmacopoeia: Essential oils.

Hidrolatos

Os hidrolatos são obtidos no decorrer do processo extrativo dos óleos essenciais. São 100 % Bio, sem conservantes ou aditivos químicos. São Comercializados por encomenda.

Extratos vegetais

Os extratos vegetais contêm vários tipos de compostos bioativos, que possuem propriedades especificas e que se extraem a partir de tecidos vegetais. Os extratos são uma fonte de compostos ricos para diversas aplicações.

A utilização de matéria-prima de qualidade é de extrema importância para obter os melhores extratos.

Nossos extratos são elaborados utilizando matéria-prima 100 % BIO, certificada por entidades competentes e proveniente de produtores em Portugal.

A avaliação e estandardização dos mesmos são feitas com recurso a Cromatografia líquida de alta definição (HPLC) e utilizando diversos métodos espectrofotométricos.